Santo André e UFABC oferecem Cursos Gratuitos de Qualificação
Estão abertas até a próxima segunda-feira (30) as inscrições para as 2,8 mil vagas do Programa Federal Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), disponibilizadas para a região do ABC por meio Universidade Federal do ABC (UFABC), com apoio da Prefeitura de Santo André.
São oportunidades para os cursos de Auxiliar de Geoprocessamento, Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais, Auxiliar de Eletricista de Sistema de Energias Renováveis, além de Condutor de Turismo em Unidade de Conservação Ambiental.
Os cursos são gratuitos e ao aluno é oferecida uma bolsa mensal no valor de R$ 200 para transporte e alimentação.
O edital com todas as informações está disponível no site do curso (https://pmq.inova.ufabc.edu.br) e as inscrições devem ser feitas por meio do link http://acesse.santoandre.br/ProgramaManuelQuerino
As vagas são distribuídas nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Os cursos serão realizados de maneira descentralizada, em locais disponibilizados por parceiros do programa, como associações, igrejas, espaços públicos e comunitários, ou em laboratórios especializados localizados nas estruturas de ensino e pesquisa da UFABC e de instituições parceiras.
Em Santo André os cursos serão ministrados em espaços da rede municipal de ensino. Os locais dos cursos, assim como seus endereços, estão descritos no edital e serão escolhidos pelo candidato no momento da inscrição.
Com carga horária de 200 horas, os cursos têm 160 horas reservadas a conteúdos técnicos e 40 horas reservadas a temas humanísticos. As aulas acontecerão de agosto a novembro, de segunda a quinta-feira, com a possibilidade de aulas aos sábados dependendo do curso. Há turmas das 8h30 às 12h, das 13h30 às 17h, e das 18h30 às 22h.
Além de residir em uma das cidades do ABC, os candidatos à vaga precisam ter idade entre 16 e 29 anos completos, no momento da inscrição, além de ter ensino médio completo ou estar cursando a Educação Básica (Fundamental 2 ou Médio) ou a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Também é necessário que atendam os seguintes critérios: sejam beneficiários do seguro-desemprego ou trabalhadores desempregados cadastrados no banco de dados do Sine (Sistema Nacional de Emprego).
A inscrição está vinculada à aprovação em processo seletivo. Os alunos que concluírem o curso com frequência mínima de 75% no curso, atendendo aos critérios de frequência e participação definidos no edital, receberão certificado de conclusão emitido pela UFABC, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), reconhecendo a participação no programa.
No caso do curso de Condutor de Turismo em Unidade de Conservação Ambiental, há opção de formação em dois módulos para moradores dos bairros do entorno das unidades de conservação do Parque Natural Municipal do Pedroso e Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. As inscrições vão até 11 de julho e devem ser feitas pelo formulário on-line, disponível no link https://forms.gle/D2muY8CVCZC7kHyW9
Podem se inscrever moradores dos bairros Campo Grande, Estância Rio Grande, Jardim Joaquim Eugênio de Lima e Vila de Paranapiacaba, Parque Miami, Jardim Riviera, Recreio da Borda do Campo, além de residentes das ruas Pintassilva e Renascer e do Núcleo Eucaliptos. Para cursar o módulo 2, o interessado deverá ter sido certificado na primeira etapa. Ou seja, a formação completa garante dois certificados.
Programa Manuel Querino – O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional é um programa nacional instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego voltado para o desenvolvimento de ações de qualificação social e profissional na perspectiva do trabalho decente para jovens e trabalhadores, de forma a contribuir com a formação geral, o acesso e a permanência no mundo do trabalho. A UFABC teve dois projetos aprovados no PMQ.
Manuel Querino nasceu em 28 de julho de 1851, em Santo Amaro, na Bahia, e dá nome ao programa por ter criado o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e da Escola de Belas Artes. Manuel Querino foi pintor, escritor, abolicionista e pioneiro nos registros antropológicos e na valorização da cultura africana na Bahia.
- Fonte, foto e texto: Prefeitura Municipal de Santo André